CATEGORIAS

Fissura mamária, o que é e como cuidar

A fissura (rachadura), é uma das complicações do início da a fissura (rachadura), é uma das complicações do início da amamentação.

Ela é causada pela pega errada que pode ser ocasionada pela má postura da mamãe, do bebê ou ainda pela má colocação do bebê na aréola.

Para evitar a fissura, a mãe deve ficar bem posicionada, encostada confortável, braço bem apoiado na altura do seio. O bebê deve ficar virado barriga com barriga, cabeça na dobra do cotovelo e o bracinho abraçando a mamãe.

A prega é fundamental para auxiliar o pequeno nos prmeiros dias de vida a mamar. Ela deve ser feita com o dedo indicador e polegar na aréola ao lado do bico, deixando o mesmo livre para a boca do bebê.

Em caso de fissura, melhorar a pega, limpar a saliva do bebê após as mamadas com leite materno e aplicar leite materno que é o melhor cicatrizante natural. Pode ser utilizado um coxim com uma toalha de boca para evitar que o mesmo encoste no sutien.

Evite o uso da concha de amamentação, ela pode prejudicar em vários aspectos, contaminando o seio com o suor e leite que fica acumulado dentro, deixa o bico edemaciado (inchado) ocasionando mais desconforto para amamentar.

Enfermeira Patrícia F. Ramos – Coren 237.645
PREspecialista em UTI neonatal e pediátrica
Consultora no cuidado do bebê e da gestante

Deixe seu Comentário

Deixe seu Comentário